top of page

_MAC[B] Ciência e Arte Para Todos

A 'Mostra de Arte Científica - Ciência e Arte Para Todos' propõe ações articuladas que visam abrir novos caminhos de percepção e restabelecer conexões entre duas linguagens: ciência e arte.

Tendo como público-alvo alunos e professores de escolas da rede pública de ensino, o projeto semeia ideias que dinamizam capacidades e fornece ferramentas de auxílio aos desafios da educação, num processo cultural, educativo, científico e político, que privilegia a construção do 'conhecimento emancipação'.

// Escolas da rede pública de ensino

[ago-set18]

Acesse o site do projeto

Assista ao vídeo

_Circuito de exposições 

Muito além de uma iniciativa cultural de divulgação científica que cria pontes entre universidades e escolas, o projeto desestrutura, in loco, a forma tradicional de apresentação da ciência e cria novos vínculos ao exibir obras abertas que absorvem uma multiplicidade de interpretações e novos significados sob perspectivas diversas.

 

A Mostra de Arte Científica Brasileira aguça o imaginário, estimula reflexões, restabelece correspondências, alimenta fusões e instiga os deleites da mente.

Cada obra se abre ao espectador, no ato de contemplação, não como verdade científica cabal, mas como mistério que exige devaneio e elucubração para ser desvendado.

 

Surgem, então, indagações imprescindíveis e questionamentos sensíveis fundamentais às práticas científica e artística, e, sobretudo, oportunidades de desdobramentos inter, multi e transdisciplinares. A partir daí, caminhos se abrem para novas perspectivas e possibilidades.

_Lab micriscopia DIY

 

Leitores de DVDs sucateados, lentes de webcams obsoletas, parafusos, madeiras, plásticos e papelões descartados ganham novas funções numa cultura que não teme o erro, valoriza a experimentação e encoraja o jovem a ser o protagonista da construção do seu  próprio futuro. ​

 

Cabeças nas nuvens, pés no chão e mãos na massa hackeiam o presente e ressignificam o passado para reprogramar a obsolescência e produzir um novo sentido permanente.

Oficinas de construção de microscópios DIY com materiais reaproveitados conectam tempos num processo circular, inclusivo, colaborativo e emancipatório.

 

A sucata se une ao gadget para amplificar a visão e revelar a célula-pixel de uma revolução de proporções gigantescas.

...

Entre agosto e setembro de 2018, o projeto 'MAC[B] - Ciência e Arte Para Todos' contemplou 4 exposições simultâneas abertas para cerca de 3000 pessoas, entre alunos, responsáveis, professores e funcionários de escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. ​

 

Em paralelo, foram realizadas oficinas de construção de microscópios DIY e de criação artística que receberam mais de 750 participantes, potenciais agentes multiplicadores.

Além da doação de 84 painéis que fizeram parte das exposições e de 120 microscópios DIY, o maior legado do projeto foi semeado nas vivências e, hoje, germina na memória afetiva de todos os envolvidos. ​

_Agradecimentos: Rede D'Or São Luiz, Ministério da Cultura, Museu do Amanhã, SME-RJ, RKF Produções, Filipe Oliveira, Aline Hammes, professores e alunos das escolas Christiano Hamann, Joaquim Abílio Borges, Marília de Dirceu e Estácio de Sá, Lígia Guedes, Cilene Klatt, Marcelo Conceição, Isabel Cristina Couto de Oliveira, Anna Christina Forestieri, Sueli Maria Clemente, Cláudia Maria Libório Azevedo, Magnólia Lustosa de Souza Machado Cunha, Verônica Paiva Convertito de Araújo, Solange Braga de Oliveira, Laura Lo Surdo, Heitor Barbosa de Oliveira, Maria Inês Machado, Cínthia Gabriely Zimmer, Luciano de Souza Queiroz, Adilson Abílio Piaza, Cláudia de Lima Nogueira, Leonardo Sales Araújo, Thomas Costa Padilha, Camilla Carla Cardoso, Christina da Silva Camillo, Marcel Menezes Lyra da Cunha, Jefferson Fabrício Cardoso Lins, Hugo Ricardo Zschommler Sandim, Jacenir Mallet, Margareth Cardozo de Almeida, Teresa Cristina Gonçalves, Antônio Carlos Franco Barbosa, Cláudia Janice Colombelli Agostini, Érica Moniz Ferreira da Silva, Janaína da Costa Pereira Torres de Oliveira, Theo Marins, Fernanda Tovar-Moll, Jorge Moll, Ricardo de Oliveira, Paulo Cesar Naoum, Anissa Daliry, Dyego Maia de Oliveira, Pedro Camargo, Lucianna Gama, Francisco Rangel, William Lopes, Marilene Henning Vainstein, Bianca Rangel, Selma Michelin Matheus, Paulo Henrique de Matos Alves, Daniel Lorscheitter Baptista, Danilo Justino Carastan...

Realização:

ArtBio

Patrocínio:

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Rede D'Or São Luiz

 

 

<         >

 

 

bottom of page