HEXÁGONOS

 

Liga de ferro

Ligas metálicas são materiais que contêm dois ou mais elementos químicos, sendo, pelo menos, um deles metal. A produção dessas ligas se dá, normalmente, pelo aquecimento dos elementos até que eles se fundam e se misturem completamente, seguido de esfriamento e solidificação.

 

De um modo geral, os metais em estado puro não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos. Assim, ao misturar metais com outros metais ou com outros elementos é possível conseguir materiais com propriedades superiores, como maior dureza, maior resistência à corrosão, maior maleabilidade e menor reatividade. Por isso, as ligas metálicas são muito utilizadas nas indústrias automobilística, aeronáutica, naval, bélica, construção civil, eletroeletrônica, hospitalar, química e petroquímica.

 

A imagem, obtida por microscopia óptica, revela, em detalhes, uma microestrutura do ferro-liga contendo 50% de nióbio, 7% de carbono, 3,5% de alumínio, apresentando carbonetos hexagonais de nióbio [NbC]. Estudar a elaboração de aço ferramenta com adição de nióbio, utilizando ferro-liga já contendo carboneto de nióbio, permite otimizar a produção dessas ligas.

Alzira V. O. Corrêa
Instituto de Pesquisas Tecnológicas