top of page

HOLOTELA


Tela holográfica para luz branca
 

A tela holográfica, invenção do Prof. Lunazzi da UNICAMP e patenteada em 1989 na França, permite a observação de fotos ou vídeos 3D sem a necessidade de óculos.

Essa invenção possibilita, por exemplo, a visão de uma tomografia por trás da tela onde é possível colocar um elemento, como um bisturi, para um cirurgião praticar movimentos dentro da cena 3D.

Na foto, a tela recebe duas vistas de uma tomografia por meio de um sistema adaptado para funcionar com um único projetor e mostra duas faixas luminosas que atingem cada olho do observador proporcionando uma visão separada de cada figura que compõe o par estéreo.

 

O Laboratório de Holoimagens desenvolve atividades com alunos de escolas de ensino médio na aplicação da imagem estéreo com câmeras digitais, micros e TVs. Desde 1981, o laboratório realiza eventos com palestras interativas e demonstrações de experimentos básicos com luz e hologramas, estimulando o uso prático da óptica e despertando o interesse dos alunos pela física e pela observação do cotidiano.

José J. Lunazzi
Instituto de Física
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

bottom of page