top of page

MICRO ROSA

 

Aço inoxidável HP

Aço inoxidável é uma liga metálica utilizada nas mais variadas linhas de produtos e peças da indústria em geral, como instalações hospitalares, cutelaria [talheres e panelas], eletrodomésticos, revestimentos de elevadores, peças para automóveis etc. Composta basicamente de ferro e cromo, a liga é bastante resistente à corrosão e ao calor. Na medida em que outros elementos são adicionados à liga básica do aço inox, o material ganha novas propriedades e aplicações.

O aço inoxidável HP, composto de ferro, cromo, níquel e carbono, é muito utilizado em fornos de reforma catalítica. Os fornos de reforma são responsáveis, principalmente, pela produção de hidrogênio para refino de petróleo e para produção de fertilizantes. Nesses fornos, tubos de aço inoxidável da classe HP tonaram-se a opção mais adequada por serem resistentes às severas condições de temperatura e pressão.

A imagem, obtida por microscopia eletrônica de varredura e colorida artificialmente, revela, em detalhes, amostra de aço inoxidável HP que se assemelha a uma flor.

Alessandra Vieira Guimarães e Fábio dos Santos Queiroz
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

bottom of page